Doha, a capital do Qatar, é a residência de mais de 90% da população do país, que totaliza cerca de 1,7 milhão de pessoas. No passado, Doha foi essencialmente uma cidade de pesca e coleta de pérolas, caracterizada por numerosas casas individuais tradicionais até meados da década de 1960. A modernização da cidade ocorreu principalmente durante a década de 1970, embora seu ritmo tenha diminuído nos anos 1980 e início dos anos 1990. No entanto, o Qatar emergiu recentemente como uma das economias de crescimento mais rápido do mundo, conferindo uma importância geoestratégica significativa a Doha.
A visão de desenvolvimento do país gira em torno da redução da dependência dos recursos naturais e da adoção de uma economia baseada no conhecimento, englobando universidades internacionais, indústrias de alta tecnologia, serviços de TI e serviços avançados de produção. Grande parte da linha costeira, incluindo a Corniche, foi construída artificialmente. A arquitetura contemporânea da cidade foi registrada pelas lentes do fotógrafo Pygmalion Karatzas.
O Souq Waqif é um mercado tradicional e o centro histórico de Doha. O local fica ao lado do Museu de Arte Islâmica, projetado pelo arquiteto I.M. Pei, e do Museu Nacional do Catar, projetado pelo arquiteto Jean Nouvel.
Artigo Relacionado
Guia da cidade de Doha: 15 projetos contemporâneos para explorar a arquitetura na capital do CatarWest Bay é um distrito empresarial e diplomático situado no lado norte da Corniche, dominando o horizonte da cidade com numerosos arranha-céus. O bairro abriga as sedes de empresas internacionais, ministérios do governo, hotéis de alto padrão, edifícios de apartamentos e shopping centers.
The Pearl é um novo empreendimento residencial em uma ilha artificial projetada pelo escritório de arquitetura Callison. O complexo espera acomodar 45.000 pessoas e está localizado perto da Aldeia Cultural e Patrimonial de Katara, que inclui várias instituições culturais, atividades recreativas, hotéis de luxo, centros comerciais, a lagoa de West Bay, o clube de golfe de Doha, o campus da Universidade do Catar e várias embaixadas.
A Cidade da Educação é um campus de 1.011 hectares projetado pelo arquiteto Arata Isozaki e desenvolvido pela Fundação Catar. Localizado a noroeste da cidade, acolhe universidades e centros de investigação de renome. O distrito inclui edifícios notáveis, como o Centro Nacional de Convenções do Catar, o Parque de Ciência e Tecnologia, o Centro Médico e de Investigação Sidra, o Museu Árabe de Arte Moderna Mathaf, a sede da Fundação do Catar, o Instituto de Política RAND do Catar, a Biblioteca Nacional do Catar, a Faculdade de Estudos Islâmicos do Catar, o edifício Liberal Arts & Science, o Weill Cornell Medical College, o Ceremonial Court, o Texas A&M Engineering College, a Universidade Carnegie Mellon, a Universidade Hamad Bin Khalifa, o complexo habitacional para estudantes HBKU, a Universidade Northwestern, entre outros.
A Aspire Zone é um complexo desportivo de 250 hectares situado no bairro de Al Waab. Inclui estádios, instalações para esportes, medicina esportiva, pesquisa e educação, treinamento e instalações de reabilitação. Edifícios notáveis na área incluem Khalifa International Stadium, Hamad Aquatic Center, Aspire Dome & Academy, Anti-doping Lab Qatar, Aspire Logistics, The Torch Hotel, Aspetar Sports Medicine Hospital, Villagio Mall e o Aspire Park.
Msheireb Downtown é um projeto de regeneração de uso misto no centro da cidade. O masterplan foi planejado pela Allies and Morrison e desenvolvido pela Fundação Catar. O objetivo é ser o primeiro projeto de regeneração sustentável do centro da cidade e inclui escritórios de primeira linha, lojas de varejo, instalações de lazer, apartamentos, hotéis, museus, serviços cívicos e espaços culturais e de entretenimento.
Lusail City e Light Rail Transit é uma grande cidade satélite situada a norte de Doha, com uma área de mais de 35 quilômetros quadrados. A Lusail Real Estate Development Company está desenvolvendo-o em colaboração com as empresas de consultoria Hyder, Halcrow, Cowi, Parsons e Bechtel. A área tem capacidade para 250.000 pessoas e acolhe alguns dos estádios do Campeonato do Mundo de Futebol da FIFA de 2022 e instalações de apoio.
O HIA Airport City é um novo empreendimento de uso mista que abrange 10 quilômetros quadrados, projetado por Rem Koolhaas e a OMA. O objetivo é conectar o Aeroporto Internacional de Hamad com a parte sul da cidade. O projeto, estimado em sua maior parte para a Copa do Mundo de 2022, inclui plantas comerciais, logística, varejo, hotéis e residências. Ele foi projetado para abrigar 200.000 pessoas para viver e trabalhar.